Resumo observaçao de fatores de ordem cultural na interpretação dos espaços
INTERPRETAÇÃO DOS ESPAÇOS *
Alice Brasileiro
Cristiane Rose Duarte
Paulo Afonso Rheingantz
O estudo apresentado nesse texto, foi feito no alojamento de estudantes da UFRJ, procurando mostrar que por mais que o espaço seja o mesmo, cada usuário que domina o território imprime nele uma marca própria, um sinal que trasmita mansagens sobre si mesmo, com informações sobre sua origem crenças, aspirações e visão de mundo.
Esse estudo teve realizção através de uma pesquisa desenvolvida no PROARQ que tem como um dos objetivos verificar até que ponto a cultura de um usuário exerce influência na sua avaliação de desenpenho ambiental.Mas após as primeiras visitas ao campos, percebeu-se que a origem dos estudantes não gerava nehum fator diferencial de avaliação do espaço. Mantendo assim, os alojamentos num mesmo nivel conceitula.
Foram feitas também entrevistas etnográficas seguidas de questionários para analisar itens como tolerância a ruídos, demarcaçao dos limites de privacidade, uso do modulo ( se fazia ou não refeição no local, em que lugar e de que modo; posição preferencial da cama). Porém, devido ao tamanho e a padronização dos alojamentos ficou evidente uma semelhante postura entres os estudantes entrevistados em relação aos itens pesquisados.
Percebeu-se então a individualidade dos alunos em expressar na forma de personalizar o seu quarto, marcando seu território de forma indiferente da sua origem regional. A pesquisa, por essa razão, foi redirecionada para estudos da personalização dos espaços com o objetivo de entender melhor como estes fenômenos ocorrem.
Segundo Rapoport(1972) A personalização é a maneira humana de definir território como se o espaço fosse uma extenção de nés mesmos. o espaço é uma linguagem silenciosa que transmite informações a respeito de seus ocupantes. Ao penetrar num território de domínio de alguém, é possível "ler" suas aspirações, seus valores e seus códigos sociais somente olhando o