resumo obra de tocqueville
324 palavras
2 páginas
O historiador Alexis de Tocqueville nasceu na frança, em 1805 e faleceu em 1859. Com o objetivo de estudar o regime penitenciário dos estados unidos, Alexis de Tocqueville chegou em nova Iorque com seu amigo jurista Gustave de beuaumont, Alexis de Tocqueville era filho de um conde, então pertencia a classe nobre, em 1827 Alexis vira juiz auditor no tribunal de Versalhes. Durante sua vida Tocqueville presenciou vários momentos históricos como a revolução de 1830,quando criança passou pelo império napoleônico e também presenciou a queda de Napoleão e a restauração da monarquia francesa com o congresso de Bouborn, quando adolescente na frança cresceu ouvindo as historias da revolução francesa, apesar de ter abominado a revolução francesa ele aprendeu muito com ela e os estudos iluministas. Tocqueville tinha como modelo Montesquieu, e o estudo da democracia tanto que antes de ir aos estados unido Alexis era já fascinado por La pois era o único lugar que a divisão de poderes que ele estudou de Montesquieu funcionada corretamente.
Tocqueville nos estados unidos descreveu os hábitos, os costumes e a organização social e política dos americanos, para depois conseguir a estrutura de dominação, de suas instituições políticas e das relações de estado com a democracia, ele apresentava ela como um processo universal. Os homens entrariam em uma igualdade. Tocqueville também caracterizou a democracia como algo sagrado que ir contra a democracia seria também como ir contra deus. No decorrer de sua obra Alexis deixa claro que o grande objetivo do livro é tratar o próprio advento e irresistível democracia pelo mundo.
Os principais pontos que Tocqueville defendia eram:
Igualdade de condições, as nações tinham que se acostumar com o estado social, o quanto ele desejava que a frança tivesse o mesmo nível de desenvolvimento e que fosse democrata como os estados unidos.