Resumo Obra: BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
PREFÁCIO
O livro é o resultado da articulação da produção acadêmica da tese de doutorado defendida na FEA/USP e do trabalho apresentado no Concurso de Professor Titular da UFSC.
A motivação para escrevê-lo surgiu em meio a pesquisas e reflexões sobre a atual configuração dos atuais sistemas de informações gerenciais. Normalmente, as informações gerenciais são abordadas, na teoria, de modo dissociado dos modelos de decisão dos gestores, enquanto na prática, é imprescindível que seja analisada essa interação para fins de proceder o gerenciamento do fluxo de informações nas organizações.
No capitulo 1 serão discutidos alguns conceitos básicos para o gerenciamento do fluxo de informações que deve permear as atividades empresariais. O papel da informação na definição da estratégia empresarial é contemplado no Capítulo 2. No Capítulo 3 é abordado o gerenciamento da informação na execução da estratégia. E a informação como suporte ao processo de desempenho da estratégia empresarial é apresentada no Capítulo 4.
INTRODUÇÃO
O que motiva o livro são as mutações voltadas ao ambiente empresarial, mais especificamente às características e ao gerenciamento das informações que darão suporte ao processo de gestão. No cenário em que a empresa está inserida é possível perceber a presença de diversas entidades atuando em parceria como concorrentes (governo, consumidores, fornecedores, etc). Essas inter-relações, que ocorrem em maior ou menor intensidade, culminam em um complexo processo de gestão empresarial. Ao mesmo tempo em que a empresa é impactada pela turbulência ambiental, também ela interage com seu ambiente, em constante mutação. Tal fato pode gerar oportunidades ou ameaças para a empresa.
É preciso que os gestores conheçam profundamente a organização e o ambiente competitivo em que ela opera para avaliar o impacto da