Resumo NP 2 Pedagogia Integrada 1
Texto 1 “LDB Des anos depois: reinterpretação sob diversos olhares”, de Brzezinki - Capítulo 8
1) No mandato FHC (1994-2002), a União chamou para si a responsabilidade de incluir no ensino fundamental toda a população com idade para frequentá-lo, e o MEC tornou-se “pedagogo” do treinamento em serviço do professor. Nesse sentido, incentivou programas de capacitação para leigos atuantes na educação básica e organizou PCNs ao mesmo tempo em que instituiu DCN para a formação de professores em nível superior.
2) No momento em que foram desenvolvidas as políticas de FHC, seus executores atinham-se mais às pressões dos órgãos internacionais financiadores da educação do que à tomada de consciência de que nosso País clamava por ensino público com qualidade e gratuidade.
3) Resultados da operacionalização dessas políticas orientadas pelos financiadores externos são anunciadas pelas autoridades educacionais, uma vez que os dados oficiais comprovam que 96% da população com idade de frequentar o ensino fundamental teve oportunidade de acesso e houve uma redução significativa do número de funções docentes ocupadas por leigos. Tais dados ressaltam o sucesso sob o ângulo quantitativo.
4) Sob o ponto de vista qualitativo, entretanto, observa-se grande ineficiência quando se analisa os sofríveis resultados alcançados pelos alunos em exames de avaliação do SAEB.
5) É por demais sabido que ações pontuais de formação de professores pouco resolverão a falta de docentes qualificados. Não haverá equacionamento da questão enquanto o estado eximir-se de estabelecer uma política global de formação e de valorização dos profissionais da educação, com a perspectiva de construir um sistema nacional organicamente articulado entre as diferentes esferas e que incida de modo qualitativo sobre a formação inicial, continuada, planos de cargos, salários e condições dignas de trabalho.
6) Uma explicação possível para os resultados tão insignificantes alcançados pelos