resumo noticia segurança
Diminuir os índices de acidentes no Brasil é difícil precisa da conscientização de todos,números indica mais de 700 mil casos anuais. Fazendo com que o Brasil esteja em 4° colocado mundialmente. Só o Paraná em 2013, 423 falecimentos em acidentes do trabalho com uma conta de R$ 70 bilhões anuais para o (SUS).
A confiança, improviso, falta de atenção, a não utilização ou uso inadequado dos EPI's, a rotina são principais fatores de riscos. O Brasil ainda á muito de crescer em comparação a outros países.
Segundo Álvaro Marque (técnico em segurança) - ha falta de conscientização e economia formal e informal apresenta resistência, onde outros países já não ocorrem. Empresas devem apostar na educação, treinamento, diálogos nos setores, ações de conscientização e engajamento. Mais captação e modernização, investimentos.
A construção civil é o maior vilão em acidentes de trabalho, sendo que 100% dos acidentes podem ser evitados se bem avaliados tendo estrutura para executar com segurança o serviço. Ainda tendo as NRs como grande iniciativa de conscientização em segurança.
Construtoras investem em equipamentos, para buscar diminuir o índice de acidentes de trabalho com investimento grande. Coordenador de eng. da Vectra, Ricardo Eiiti Yamagutii diz que apresentam reuniões sempre com colaboradores de toda empresa discutindo problemas, soluções e sugestões sobre segurança nas obras, abordando diversos assuntos. Tendo nos últimos 2 anos 25 casos registrados (CAT) , com 900 funcionários. Implantando prêmios relativos a segurança e multas com o descumprimento. O gerente da empresa Rogério Cardoso relata que a empresa há 35 anos realiza a (SIPAT Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) colaborando com a conscientização de todos. Destaca ele que inserir a cultura de segurança não é um trabalho fácil, mais a cada dia vem crescendo na área da civil ganhando mais importância. Já o engenheiro d Segurança A. Yoshii destaca