Resumo Neurofisiologia - Psicologia
Neurônios – (unidade básica funcional) – células nervosas altamente excitáveis que se comunicam entre si, conduzindo a informação, a partir de impulsos elétricos.
Corpo celular – informação do estímulo (substância cinzenta). É o centro metabólico do neurônio, responsável pela síntese de todas as proteínas neuronais e pelos processos de degradação e renovação de constituintes celulares. O corpo celular, junto com os dendritos, é o local de recepção de estímulos, através de contatos sinápticos. É formado pelo citoplasma, organelas celulares e o citoplasma.
Dendritos – responsável por receber impulsos elétricos. Responsável pela comunicação entre os neurônios.
Axônio – é um prolongamento do dendrito responsável pela condução do impulso elétrico.
Bainha de Mielina – substância lipoproteica que envolve o axônio, funcionando como um isolante elétrico e impedindo que a informação seja perdida, fazendo aumentar a velocidade de condução do impulso elétrico no axônio.
Terminal axonial/ Botões Terminais – acetilcolina, serotonina, noradrenalina, dopamina, adrenalina. Se ligam aos dendritos de outros neurônios. Liberam Neurotransmissores (mediadores químicos) responsáveis por transmitir a informação, sendo eles: acetilcolina, serotonina, noradrenalina, dopamina, adrenalina.
Fenda Sináptica – espaço entre dois neurônios.
Sinapses – encontro de um axônio com dois terminais de um neurônio para o corpo celular de outro neurônio, através de neurotransmissores.
Em volta dos neurônios, se encontram células neuroglias, também chamadas de células de sustentação do sistema nervoso. As células de sustentação são divididas em Fibras de Projeção Descendente, estímulo do córtex cerebral à medula espinhal e; Fibras de Projeção Ascendente, estímulo da medula espinhal ao córtex cerebral.
Fibras de associação:
Interhemisféricas – entre os dois hemisférios, através do corpo caloso.
Intrahemisféricas – entre o próprio hemisfério.
Divisão anatômica