resumo nbc ta 200
A norma trata das responsabilidades atribuídas ao auditor independente na execução da auditoria das demonstrações contábeis conforme as normas brasileiras e internacionais de auditoria (NBC TA). Explica especialmente os objetivos gerais do auditor independente e explica a natureza e o alcance da auditoria para possibilitar ao auditor independente cumprir seus objetivos. Apresenta o alcance, a autoridade e as estruturas das NBC TAs e inclui requisitos às reponsabilidades gerais do auditor independente aplicados em todos as auditorias e de sua obrigação de atender as NBC TAs.
O objetivo da auditoria é adquirir mais confiança nas demonstrações pelos usuários. O que é alcançado através da opinião do auditor emitida no relatório sob todos os aspectos relevantes da elaboração das demonstrações. As demonstrações contábeis submetidas à auditoria na entidade que são elaboradas pela sua administração tem supervisão geral dos responsáveis pela governança.
As NBC TA exigem como base para a opinião do auditor que ele possua segurança razoável de que as demonstrações estejam livres de distorções relevantes, independente de sua causa, se por fraude ou erro.
Normalmente, as distorções ou omissões são consideradas relevantes se influenciarem de qualquer forma nas decisões econômicas que possam ser tomadas pelos usuários com base nas demonstrações. O julgamento da materialidade é efetuado, considerando as circunstâncias envolvidas, levando em consideração a maneira como afeta a percepção que o auditor tem das necessidades dos usuários e do tamanho e/ou natureza da distorção.
As NBC TAs exigem que o auditor desempenhe julgamento com ceticismo profissional ao longo de todo o planejamento e execução da auditoria. O auditor entre outras coisas deve identificar e avaliar os riscos de distorção relevante, obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir se existem distorções relevantes, formar uma opinião a respeito das