Resumo Morgenthau Aron
WILLIAN ZANETTI
RESUMO – POLÍTICA ENTRE AS NAÇÕES / PAZ E GUERRA ENTRE AS NAÇÕES
FRANCA
2015
No livro Política Entre as Nações, Morgenthau apresenta uma teoria realista da política internacional, levantando princípios e conceitos para uma melhor compreensão de sua visão política.
Em sua obra, Morgenthau guarda semelhanças com o pensamento Maquiavélico, como o positivismo e a análise científica da política, a idéia de história cíclica, onde os eventos históricos da política internacional mantém um certo padrão de repetição ao longo do tempo, e a questão moral, que deve ser seguida mas que deve ser deixada de lado para se alcançar um bem maior.
Para embasar sua teoria realista, Morgenthau apresenta algumas premissas e os 6 princípios do realismo político. Em suas premissas ele define os Estados como os únicos atores relevantes no cenário político internacional, define que o objetivo desses Estados seria o de garantir a sua própria existência, salienta a anarquia internacional onde os Estados como soberanos não tem nenhum poder sobre eles, fazendo uma analogia ao estado de natureza de Hobbes para ilustrar a relação entre esses Estados, apresentando também um pessimismo em relação à natureza humana.
Ao apresentar os seis princípios do realismo político, Morgenthau apresenta uma visão bem racional do que seria a política. Em seu primeiro princípio ele já define que política e sociedade são governadas por leis objetivas e baseados na natureza humana, isso significa que para ele, deve-se fazer uma distinção entre a verdade e a opinião, ou seja, entre racionalidade e subjetividade. Em sua segundo princípio, ele diz que os interesses são definidos em termos de poder, devendo-se enfatizar os elementos racionais da realidade política para definir os interesses do Estado, que devem buscar sempre maximizar o poder. Por esse motivo, em sua terceira premissa ele diz que o poder