Resumo Monteiro Lobato
Houve uma época em que seus livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, e foi quando ele se tornou editor para editar livros também no Brasil e implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. Em sociedade com Octalles Marcondes Ferreira, fundou a “Companhia Gráfico-Editora Monteiro Lobato”, que foi a falência devido ao racionamento de energia. Em seguida fundam a “Companhia Editora Nacional”. Ele é muito conhecido até hoje entre as crianças uma vez que sua escrita é simples e realidade e fantasia andam lado a lado em suas histórias. Monteiro Lobato foi o precursor da literatura infantil no Brasil. Morreu em 1948, vítima de um derrame.
Monteiro Lobato escreveu ainda muitas críticas, entre elas “Jeca Tatu” e “Negrinha”, que retratam a visão que o autor tinha do país. Os contos falam sobre o trabalho do menor, parasitismo da burocracia, a violência contra os negros, imigrantes e mulheres, da empáfia dos que mandam do crescimento desordenado das cidades e outros assuntos da crise de 30.
Escritor, romancista e jornalista brasileiro, nasceu em Taubaté, São Paulo no dia 18 de abril de 1882, e faleceu na capital de São Paulo em 4 de julho de 1948. Seus primeiros estudos foram feitos em Taubaté,