Resumo Mentoring
COMPLEXIDADE DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Sociedade Agrícola: Com base na agricultura, a energia é poder da força. Características: enraizamento das famílias; Canais de comunicação reservados a ricos e poderosos.
Sociedade Industrial: com base nas máquinas, a energia é o pode da máquina. Características: alteração das relações familiares e produtor X consumidor; canais de comunicação abertos e educação em massa; padronização da organização do trabalho e burocracia; especialização, hierarquia e impessoalidade.
Sociedade da Informação: com base na informação, a energia é o poder da mente. Características: desnudamento das contradições e migração das deias; alta complexidade, velocidade e quantidade de informações; interdependência dos fenômenos, economia sem fronteiras e globalização; alta competitividade, parcerias e alianças; crescente participação feminina e envelhecimento das populações.
MODELO DE DESENVOLVIMENTO
IDH – grau de desenvolvimento humano dos países. Indicadores socioeconômicos: expectativa de vida ao nascer; analfabetismo adulto; taxa de escolaridade e renda per capita.
Tecnologia: desemprego; mão de obra especializada; mudanças na hierarquia das empresas; necessidade de mudanças na educação; internet (realidade virtual X dia a dia / fontes de pesquisa)
Modelo de Desenvolvimento: distribuição desigual de renda; consciência ecológica crescente; escassez de recursos naturais; consumismo; desenvolvimento tecnológico elevado; desenvolvimento pessoal e interpessoal baixo; aproximação tecnológica, isolamento físico; desemprego; oferta de emprego especializado.
EMERGÊNCIA DE UM NOVO PARADIGMA
Pós maternidade – mundo fragmentado; identidade (caráter problemático, indagações recorrentes; crise)
Informatização dos processos administrativos: desaparecimento dos escritórios; corrosão dos cargos; ameaça dos empregos.
Novo paradigma: exigência dos consumidores; consciência política dos empregados; participação feminina; desvalorização da