Resumo – Medição de Vibrações e Aplicações
1. Introdução
Na prática, a medição de vibrações torna-se necessária devida as seguintes razões:[1]
a) A demanda crescente de maior produtividade e projeto econômico levam a velocidades funcionais de máquinas e uso 1eficiente de materiais através estruturas leves. Essas tendências fazem com que a ocorrência de condições de ressonância torna-se mais frequente durante a operação das máquinas e reduz a confiabilidade do sistema.
b) A medição de frequências naturais de uma estrutura ou máquina é útil para a seleção de velocidades operacionais de máquinas para evitar condições de ressonantes.
c) Teoricamente, as características computacionais de uma máquina ou estrutura podem ser diferentes dos valores reais devido a suposições feitas no processo de análise.
d) O desenvolvimento das medições de frequências de vibração e das forças envolvidas é necessário para projetar sistemas de isolamento de vibrações.
e) Informações sobre vibrações do solo devido terremotos, velocidades de ventos em estruturas, variações aleatórias em ondas oceânicas e dureza da superfície da estrada são importantes para projetar estruturas, máquinas, plataformas de petróleo e sistemas de suspensão veiculares.
O processo geral de medição de vibrações pode ser ilustrado na imagem abaixo. O elemento que entra em contato com a máquina ou estrutura para medir a variável mecânica recebe o nome de transdutor, caracterizado por converter o sinal mecânico em um sinal elétrico, posteriormente convertido para um sinal digital.
Os principais medidores de vibrações são os que medem deslocamento, velocidade e aceleração. Há outros que auxiliam no processo de análise, que medem a fase, frequência e rotação.
2. Transdutores
Os transdutores são os equipamentos responsáveis por transformar a energia física recolhida de variadas formas em outras medidas (geralmente elétricas). Os tipos de transdutores dependem das grandezas mecânicas