RESUMO MEDICINA HABILIDADES
MÉDICAS
Módulo II
Laís Helena Schimidt – T56
VÔMITO
-Causas;
-Fatores desencadeantes;
-Frequência;
-Composição;
-Tempo de aparecimento;
-Fatores que acompanham;
-Fatores de melhora e piora;
-Evolução;
-Em jato ou não;
-Precedido de náusea;
-Manifestações comuns de doenças do estômago e duodeno são as náuseas e os vômitos. Frequentemente, são simplesmente manifestações associadas à dor: portadores de úlcera gástrica ou duodenal e gastrites podem apresentar vômitos simultaneamente com a crise dolorosa sem que isso denote obstrução do tracto de saída do estômago. Neste caso, o conteúdo do vômito consiste em suco gástrico puro ou contendo pequena quantidade de bile; alimentos, quando presentes, são os recentemente ingeridos. Vômitos contendo grande quantidade de alimentos ingeridos várias horas antes são fortemente indicativos de estase gástrica. Grandes quantidades de bile no vômito sugerem obstrução intestinal alta. Vômitos com sangue (hematêmese) denotam lesões a montante do ângulo de Treitz. As causas mais comuns são: úlcera péptica, varizes esofagianas, lacerações da transição esofagogástrica pelo esforço do vômito (síndrome de Mallory-Weiss), gastrite aguda e carcinoma do estômago.
-É importante ter em mente que náuseas e vômitos frequentemente têm origem extradigestiva. De fato, eles podem ser causados por doenças sistêmicas tão diversas como intoxicações exógenas, afecções do sistema nervoso central, infarto do miocárdio, litíase renal, infecções, hipertireoidismo.
-As náuseas e os vômitos não são frequentes em afecções do intestino grosso. Contudo, nos pacientes com cólon irritável, náuseas costumam, em alguns casos, estar presente durante as crises dolorosas. Na oclusão intestinal, os vômitos surgem a medida que o quadro clínico evolui. Após certo tempo podem tornar-se fecalóides.
-As náuseas e os vômitos estão presentes em aproximadamente 75 % dos casos dos processos inflamatórios do