Resumo Maquiavel - A importância da política em Maquiavel
Nicolau Maquiavel viveu em um período político de intensa conturbação e descentralização do poder. A maioria dos governantes não conseguia se manter no poder por mais de dois meses. Nesse contexto ele começa a escrever sua concepção política a partir de seus experiência políticas que se envolveu. Seu conceito se baseia em analisar a realidade tal como ela é e não como se gostaria que ela fosse.
Nicolau Maquiavel, se tornou famoso por defender a visão de que um governante, deveria ser cruel e fraudulento para obter e manter o poder se fosse necessário. Ele dividia opiniões entre os que te criticavam afirmando que era um homem que foi desprovido de moralidade, e seus admiradores que o defendiam dizendo que ele foi um dos únicos realistas que verdadeiramente entendiam o mundo político e que teve a coragem de descrevê-lo como ele realmente é.
Ele defendia que o governo se baseia na incapacidade do indivíduo de defender-se contra a agressão de outros indivíduos ao menos que apoiado pelo poder do estado. A natureza humana, se mostra muito egoísta, agressiva e gananciosa. O homem busca conservar o que tem e buscar cada vez mais. Daí isso gera vários conflitos entre os indivíduos, que vivem em constantes competições. Pra ele, o governo para ser bem sucedido, quer seja numa monarquia que seja numa república, deve objetivar a segurança das propriedades e da vida, sendo esses os desejos mais universais da natureza humana. Por isso deixa seu pensamento no livro O Príncipe, que "os homens esquecem mais depressa a morte do pai que a perda do seu patrimônio". Para ele, o muito importante para o governo de uma nação que os conflitos originados em seu interior sejam controlados e regulados pelo Estado.
Em minha opinião, Maquiavel era o mestre das articulações políticas, mostrando em seus escritos, habilidade de resolver os interesses mais conflituosos nos meios políticos. Deixou um pensamento mal interpretado de que o ser humano tem uma