Resumo Luzia-Homem
Este trabalho refere-se a análise literária de uma das obras do autor Domingo Olímpio,Luzia-Homem,um dos últimos romances naturalista.
Luzia, retirante do estado do Ceará, uma mulher forte, trabalha na construção de um presídio. Até aí tudo bem. Um soldado, Capriúna, que também trabalha na construção acaba se apaixonando por ela, mas a mesma não o corresponde. Alexandre compartilha com ela uma amizade muito grande, a ponto de propor-lhe em casamento, sendo depois preso por furtar o lugar onde trabalhava como vigia. Luzia vai então visitá-lo na cadeia. No fim, Teresinha- uma amiga de Luzia, que cuidava da mãe doente desta,quando ela ia à cadeia visitar o seu amor, Alexandre, - descobre que o verdadeiro ladrão era o soldado Capriúna, seu antigo pretendente, é que armou toda a emboscada contra Alexandre. Depois disto, as duas (Teresinha e Luzia) acabam migrando pro litoral, onde são encontradas por Capriuna, que ataca aquela e mata esta, que acabou caindo de um desfiladeiro.
Luzia é uma mulher, filha única, que para sustentar sua mãe, uma idosa muito doente, precisa trabalhar e o único emprego no momento era a construção de um presídio de sua cidade, e surpreende a todos por sua força física considerada superior a de todos os homem.
Luzia era uma mulher forte, bonita, mas com força e traços masculinos, uma mulher que apenas pensa no trabalho e em sua mãe. Pouco expansiva, sempre em tímido recato, vivia só, afastada dos grupos de consortes de infortúnio, e quase não conversava com as companheiras de trabalho, cumprindo, com inalterável calma, a sua tarefa diária, que excedia à vulgar, para fazer jus à dobrada ração.”
Pelo seu caráter reservado a personagem também é considerada por moças e rapazes como uma mulher soberba, o que não faz jus a sua personalidade. Soldado, Capriúna, que também trabalha na construção acaba se apaixonando por ela, mas não é correspondido. Alexandre um amigo muito leal, rapaz bonito e educado, que