Resumo Ludico
Uma conduta pode ser jogo ou não jogo , em diferentes culturas , dependendo do significado a ela atribuido
Por pertencer a uma grande familia com semelhanças e diferenças o termo jogo apresenta caracteristicas comuns e especialidades
Para se compreender a antureza do jogo é preciso , antes de tudo ,identificar as caracteirsticas comuns que permitem classificar situações entendidas como jogo nessa grande familia , em seguida , precisa r diferenciações que permitem o aparecimento de suas especies ( faz- de- conta , contruções etc )
As caracteristicas estão relacionadas aos aspectos sociais : o prazer demostrado pelo jogador , o caráter “não-serio” da ação , a liberdade do jogo e sua separação dos fenômenos do cotidiano , a existência de regras , o caráter fictício ou representativo e a limitação do jogo no tempo e no espaço .
Sujeito a ordens , deixa de ser jogo.Só é jogo qdo a ação voluntaria do ser humano está presente , qdo brinca a criança toma uma certa distância da vida cotidiana está no mundo imaginário.
Regras explícitas como no xadrez ou amarelinha bem como regras implícitas como na brincadeira de faz-de-conta ,em que a menina se faz passar pela mãe que cuida de sua filha.Nessa atividade são regras internas , ocultas que ordenam e conduzem a brincadeira.
O que importa é o processo em si de brincar que a criança se impõe .Qdo ela brinca não está preocupada com aquisição de conhecimento ou desenvolvimento de qualquer habilidade mental ou física.É preciso analisar dois elementos :a situação concreta , observável , compreendida como jogo e , a atitude mental do sujeito , envolvido na atividade. Nem sempre a semelhança de jogo tem a presença do lúdico.
A intenção da criança diferencia o brincar do não brincar .