Resumo Luana Gestal 1
A Gestalt-terapia focaliza mais o progresso (o que está acontecendo) do que o conteúdo (o que está sendo discutido). A ênfase é no que está sendo feito, pensado e sentido no momento, em vez de no que era, poderia ser, conseguiria ser ou deveria ser. Ou seja a experiência de uma percepção passada, de um objetivo ou uma forma influencia ou não a visão do que está vendo aqui e agora. O presente convive com o organismo e com o passado que são uma história numa relação.
A fenomenologia é uma disciplina que ajuda as pessoas a sair de sua maneira habitual de pensar, para que possam verificar a diferença entre o que está de fato sendo percebido, e sentido na situação presente, e o que é um resíduo do passado. A exploração gestáltica, respeita, usa e qualifica a percepção imediata, não desvirtuada por aprendizado. A Gestalt-terapia trata tanto o que é sentido subjetivamente no presente, como o que é objetivamente observado, como dados reais e importantes.
O objetivo da exploração fenomenológica da Gestalt é a awareness ou o insight. “insight” é uma formação de padrão do campo perceptivo de uma maneira tal que as realidades significativas ficam aparentes, quando nos deparamos com algo, a nossa