Resumo - Lixo Extraordinário
O documentário “Lixo Extraordinário” foi filmado ao longo de dois anos, entre os meses de agosto de 2007 a maio de 2009, onde mostra o contato do artista plástico Vik Muniz com os catadores de materiais recicláveis de um dos maiores aterros sanitários do mundo, o Jardim Gramacho, localizado na periferia do Rio de Janeiro. Este foi o palco escolhido para execução do seu projeto, e o lixo, a matéria prima para confecção de suas obras artísticas.
A proposta de Vik foi fazer retratos dos trabalhadores como moldes para construção da arte, montada através do lixo recolhido no aterro sanitário, para alem disso, uma das frases ditas por Vik nos faz entender o quão diferente é o seu trabalho dos outros: “O meu objetivo é mudar a vida dessas pessoas”, o que realmente acontece no decorrer do documentário.
Este trabalho tem por objetivo mostrar como este projeto mudou a vida dos recicladores daquele lixão e também as contribuições em geral da realidade exposta, das novas oportunidades, da nova visão de mundo etc.
O LIXO EXTRAORDINÁRIO
A vinda de Vik Muniz ao Brasil deixando o seu estúdio nos Estados Unidos, teve como o objetivo o melhor conhecimento do cotidiano e da realidade dos catadores de lixo, aos poucos Vik vai conquistando a confiança dessas pessoas e expõe o seu projeto com o lixo.
Vik tem dois desafios, transformar aquilo que é visto pela sociedade como um lixo em arte, e de ajudar a transformar a vida e a condição social das pessoas que trabalham no lixão e que participam do projeto. A energia de felicidade e carisma passada pelos catadores do lixão é uma verdadeira lição de vida, superação e bravura.
Vik ao fotografar os catadores com o objetivo de retratá-los revela a dignidade e desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. O filme retrata um Brasil desigual e excludente em que milhares, vivem como invisíveis em estado nulo de dignidade. Isso nos faz enxergar o