RESUMO LIVRO
NTRODUÇÃO
Para o homem poder realizar trabalho que é necessário ser dotado de inteligência, espírito crítico e criatividade, trabalho é um processo do qual participa homem e natureza. O homem apropriase dos recursos da natureza, dando a eles utilidade humana, desenvolvendo novas potencialidades que antes não eram vislumbradas. Nesse processo o homem produz a história, ou seja, desenvolve condições de vida material e de consciência.
O trabalho pode contemplar uma atividade coletiva ou individual, ele abrange duas dimensões, pois ele pode ser realizado por uma pessoa a fim de satisfazer uma necessidade individual ou coletiva, mesmo que seja realizado por uma pessoa.
Destaca a autora que por questões culturalmente estabelecidas, historicamente apenas uma ínfima parcela da sociedade teve acesso à propriedade dos meios de produção.
Consequentemente, o restante da população, os despossuídos, foram obrigados a participar do trabalho de produção. Assim, instituemse as duas grandes classes sociais: a dos proprietários e a dos não proprietários dos meios de produção, com interesses antagônicos.
A concepção de emprego é recente na história, ele é datado a partir do século
XVIII, com a sociedade capitalista, consolidada após a Revolução Francesa e
Industrial. A igualdade jurídica é um dos fundamentos dessa sociedade, em como a desigualdade. Conceitua a autora que emprego é uma relação contratual estabelecida entre proprietário e não proprietário é um contrato de compra e venda da força de trabalho, em troca de um salário. Essa relação é estabelecida por duas pessoas livres, ou seja, o não proprietário está livre para decidir ou não se quer vender sua força de trabalho para o proprietário dos meios de produção. Assim o trabalho imprime ao