Resumo livro
Matéria: Introduçao do estudo do Direito
Professor: Jeison Giovani Heilel
O Caso dos Exploradores das Cavernas - Lon L. Fuller
Certo dia, cinco exploradores foram explorar uma caverna, no ano de 4299, penetraram numa caverna, a seguir, houve um grande desmoronamento, que bloqueou a única saída.
Dentro de algum tempo as famílias percebendo a demora, pediu ajuda ao resgate. O resgate foi difícil, pois novos desmoronamentos continuavam, num deles 10 pessoas da equipe de resgate morreram.
Como a tarefa era extremamente difícil, tornou-se necessário forças de resgate, com homens, máquinas e recursos financeiros. Mesmo assim, só se conseguiu libertar os sobreviventes no trigésimo segundo dia após a entrada deles no local.
Os exploradores levaram junto um rádio capaz de transmitir e receber mensagens e escassa provisão, que logo foi consumida. Não existiam, na caverna, substâncias animal ou vegetal que lhes permitissem alimentar.
Como a equipe de socorro também se utilizava de transmissor semelhante, estabeleceu-se entre os internos e os externos a comunicação, isto a partir do vigésimo dia da ocorrência do desabamento.
De pronto, os encavernados pediram ao chefe da equipe de resgate informação sobre o tempo necessário para a libertação, cuja resposta fora a de que seriam pelo menos mais 10 dias, se não ocorressem novos deslizamentos.
Ao médico, integrante da equipe de resgate, depois de lhe relatarem as condições físicas e psicológicas em que estavam, bem como a ração que lhes restava, perguntaram-lhe se tinham eles, os desafortunados, possibilidade de sobreviverem por mais 10 dias, cuja resposta fora a de que era ela muito reduzida. A partir daí a comunicação radiofônica fora, interrompida.
Quando restabelecida, Roger Whetmore, falando por si e representando os demais, perguntou ao médico se teriam eles possibilidade de sobreviverem por mais 10 dias, caso viessem a alimentar-se com carne de um dos