Resumo livro O Guaraní
Componentes: Junior Altenhofen e Leonardo Dessoy.Período literário: Na primeira metade do século XVII, Portugal ainda dependia politicamente da Espanha, fato que, se por um lado exasperava os sentimentos patrióticos de um frei Antão, como mostrou Gonçalves Dias, por outro lado a ele se acomodavam os conservadoristas e os portugueses de pouco brio.
Resumo da Obra: O D. Antônio de Mariz, vive às margens do Rio Paquequer, com a esposa D. Laureana, o filho Diogo, a filha Ceci e a suposta sobrinha Isabel.
A família passa a ser ameaçada pela tribo de índios aimorés após um acidente em que Diogo, sem querer, mata uma índia da tribo.
Peri, um guerreiro goitacá, salva a Ceci e Isabel de uma emboscada e passa a viver com a família, protegendo a Ceci de forma apaixonada. O índio também salva Cecília de um italiano chamado Loredano que pretendia raptá-la.
Como os ataques continuam, para salvar a amada e a família dela, Peri ingere um veneno e vai à procura dos índios aimorés, pretendendo ser aprisionado em combate e comido por toda a tribo que morreria envenenada. Mas seus planos não dão certo porque Álvaro o resgata e o traz de volta para casa.
Peri volta para a mata para procurar o antídoto do veneno e encontra o corpo de Álvaro. Isabel, em total desespero, suicida-se junto ao corpo do amado.
Decidido a acabar com a questão, D. Antônio, decide explodir a casa com todos dentro, mas Peri o convence a salvar Ceci.
Enquanto a casa explode, Peri leva Ceci para a casa da tia no Rio de Janeiro, mas, descobrindo que Peri não ficaria com ela, Ceci decide ficar com o índio.
Tempo e espaço: 1604 — época colonial (domínio espanhol)
Personagens:
Ceci (Cecília): filha do nobre D. Antônio Mariz, é uma moça linda, loira e de olhos azuis. Meiga e suave, é a perfeita heroína do Romantismo.
D. Antônio Mariz: nobre português que fixa-se no Rio de Janeiro.
Isabel: filha bastarda de D. Antônio com uma índia, é apresentada oficialmente como sobrinha do nobre. É