Resumo livro a ilusão de servir
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I
Thatiana Amaro Ballard – RA 5563128421
Maria da Conceição Silva – RA 5563128440
Fabiana Ferreira da Silva – RA 5726165673
Eliane de Andrade Terra Lima – RA 1299178244
Roberta Targino Martins – RA 5560122572
ATPS de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I
Prof: Ma. Laura Márcia Rosa dos Santos / Ma. Elaine CristinaVaz Vaez Gomes
Niterói, 17 de setembro de 2012.
1º RELATÓRIO PARCIAL – ETAPA 1
A conclusão que a equipe chegou com relação ao filme Tempos Modernos e o texto Serviço Social e Assistência Social no Brasil é caracterizado pela sociedade capitalista e das configurações assumidas pelo trabalho e pelo Estado na expansão monopolista do capital. A gênese da questão social na sociedade burguesa deriva do caráter coletivo da produção contraposto à apropriação privada da própria atividade humana (o trabalho), das condições necessárias à sua realização, assim como de seus frutos.
A incorporação, por parte dos empresários capitalistas, dos avanços técnicos e científicos no processo de produção possibilita aos trabalhadores produzirem mais em menos tempo. Reduzindo assim o tempo de trabalho socialmente necessário à produção das mercadorias, ampliando simultaneamente o tempo de trabalho excedente. O processo de acumulação produz uma população relativamente supérflua e subsidiária às necessidades médias de seu aproveitamento pelo capital.
Com a acumulação da população trabalhadora, em volume crescente, em meios de seu excesso relativo, crescendo assim o interesse dos empresários capitalistas em extrair uma maior quantidade de trabalho de uma parcela menor de trabalhadores já empregados. Isso faz com que o trabalho excedente dos segmentos ocupados condene amplos contingentes de trabalhadores aptos ao trabalho e impedidos de trabalhar.
Com isso, cresce uma superpopulação relativa para