resumo livro A Abordagem gestáltica e testemunha Ocular da Terapia
Karen Stocco
RESUMO
A ABORDAGEM GESTÁLTICA E
TESTEMUNHA OCULAR DA TERAPIA
Londrina
2015
KAREN STOCCO
Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina Gestalt sob a orientação da prof. Andrea Berger.
Londrina
2015
RESUMO DO LIVRO: A ABORDAGEM GESTÁLTICA E TESTEMUNHA OCULAR DA TERAPIA
- Fundamentos
Psicologia da Gestalt
O homem moderno vive num estado de baixo grau de vitalidade. Seu mundo lhe oferece amplas oportunidades e ele ainda vagueia sem objetivo, não sabendo o que quer, completamente incapacitado de imaginar como alcançá-lo. Parece sentir que o tempo para diversão, prazer , crescimento e aprendizagem, e abdica da vida em si, quando atinge a maturidade.
Compreender o comportamento humano é a meta da Psicologia, visando atingir o auto-conhecimento, a satisfação e a auto-sustentação .
A abordagem Gestáltica constitui a exploração de um enfoque relativamente novo á totalidade do comportamento humano, tanto em sua realidade quanto em sua potencialidade. Partimos do princípio de que a crença que o homem pode viver uma vida mais plena e rica do que a maioria vive agora.
Se não podemos nos compreender nem entender o que fazemos, não pretendemos resolver nossos problemas nem esperar viver vida gratificantes.
A primeira premissa básica deste livro é a organização de fatos, percepções, comportamentos ou fenômenos.
Originalmente este conceito foi desenvolvido por um grupo de psicólogos alemães, que trabalhavam no campo da percepção, e que mostraram que o homem não percebe as coisas isoladas e sem relação, mas as organiza no processo perceptivo como um todo significativo.
Podemos exemplificar esta questão relacionando-a com o rapaz que entra em uma festa e no meio da multidão só vê sua namorada. Ela é sua figura e todo o restante do conjunto como demais convidados, ambiente, quadros estejam em segundo plano, ou seja, o fundo.
Gestalt é uma palavra