resumo livro vamos as compras
- O mal posicionamento de prateleiras dentro da loja, colocando-as em locais inapropriados como próximas a entrada e saída, faz com que clientes esbarrem um no outro, como quem está olhando e quem está entrando na loja.
- Analisar os clientes durante a compra, observando seu comportamento e fazendo análise conclusiva sobre essa observação.
-Observar quem realmente decide e influencia a compra, a exemplo de um produto idealizado para adultos, pode sofrer influenciados filhos ou pode também ser procurados por idosos, e ambos estão localizados em públicos distintos.
- Os homens costumam comprar o que encontra logo no primeiro mostruário.
Capítulo 2 – O que varejistas e profissionais de marketing não sabem
- No mercado varejista você tem que conhecer seus clientes para atendê-los com alto grau de satisfação.
-Saber o número de pessoas que entram na loja e compram algum produto (taxa de conversão), ou o tempo que cada cliente leva dentro da loja. Essas informações fazem uma diferença positiva no lucro da empresa.
- Casos que fazem a mal fama da loja, mesas para dois, quando a maioria dos clientes são famílias que necessitam de mais lugares, produtos para idosos colocados no alto das prateleiras, falta de vendedores para ajudar o cliente, entre outros que prejudicam o cliente, e que pode retirá-lo da loja.
- Quando os shoppers têm de esperar muito na fila (ou em outro lugar), a impressão do serviço geral torna-se negativa.
Capítulo 3 – A zona de transição
- Não impacientar clientes com muitos anúncios e propagandas nesta zona, pois são totalmente ignoradas pelo cliente.
- Não é recomendado colocar atendentes na entrada de lojas para “atacar” os clientes, pois os mesmos podem não gostar.
- Para atrair clientes pode-se também colocar algo com bastante destaque em vitrines, como promoções, para “chamar” o cliente para dentro e assim o mesmo ver outros produtos da loja.
- É importante também trazer os