Resumo livro "PRECIFICAÇÃO = SINERGIA DO MARKETING + FINANÇAS”
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS
E FORMAÇÃO DE PREÇOS
Trabalho do curso de MBA em
Gestão Estratégica de
Negócios sob orientação do
Prof. Eder
Osasco
2014
RESUMO DOS CAPITULOS 6 A 10 DO LIVRO “PRECIFICAÇÃO = SINERGIA DO
MARKETING + FINANÇAS” (Rolando Beulke / Dalvio José Bertó)
CAPÍTULO 6: O PAPEL DA CONCORRÊNCIA E A INFLUÊNCIA DO GOVERNO
NA FORMAÇÃO DO PREÇO
6.1 A importância da concorrência
A concorrência, que é a disputa entre empresas pela preferência do consumidor, tem se intensificado bastante nos últimos anos devido principalmente ao aumento na velocidade da informação e ao mundo globalizado. E isso faz com que ela seja cada vez mais importante para as decisões sobre a variável preço.
Deste modo, o conhecimento dos elementos de competição existentes permitem que as empresas adquiram vantagens competitivas.
6.2 Posicionamentos competitivos na formação dos preços
O conhecimento do mercado implica na identificação do tipo de mercado competitivo e o posicionamento da empresa neste mercado.
O comportamento do mercado é influenciado pelo número e tamanho das empresas que operam nele, do número e tamanho dos consumidores, a parcela ocupada pela empresa e o grau de similaridade dos produtos.
A concorrência pode ser tratada sob a ótica do preço ou do mercado, dependendo se o enfoque for o econômico ou o mercadológico respectivamente.
A definição dos preços e o lucro de cada empresa é definido pelo mercado no qual esta se se insere, sendo que estes podem variar desde a concorrência perfeita até o oligopólio e monopólio.
Cabe a cada empresa se posicionar dentro dos mercados nos quais estão inseridas, podendo estas definirem seus preços acima, abaixo, iguais ou como valores médios aos da concorrência.
Em mercados de livre concorrência, os preços costumam ser definidos pela lei da oferta e demanda. Já nos oligopólios e monopólios, os preços são ditados pelas empresas detentoras do mercado.
Para pode