Resumo livro PLASTINO Winnicott
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
NICOLE DE AMORIM BRAGA
SINTESE DOS PRINCIPAIS CONCEITOS DE WINNICOTT ESTUDADOS AO LONGO DO ESTAGIO, COM BASE NO LIVRO “VIDA, CRIATIVIDADE E SENTIDO NO PENSAMENTO DE WINNICOTT”.
RECIFE 2015
UNIVERSIDADE CATOLICA DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
NICOLE DE AMORIM BRAGA
Trabalho pré-requisito para o cumprimento das atividades da disciplina Estagio I, sob supervisão da:
Prof Drª Iaraci Advincula
RECIFE
2015
Carlos Alberto Plastino, cientista politico e mestre em psicanalise, em seu livro intitulado “Vida, criatividade e sentido no pensamento de Winnicott” nos convida a uma longa viagem entorno dos principais conceitos que tecem a obra e o pensamento do psicanalista inglês Donald W. Winnicott.
O autor inicia esta jornada contrapondo o pensamento de Winnicott às concepções da psicanalise ortodoxa tal qual as formulações e contribuições de Freud. Ele começa destacando a descoberta Freudiana do inconsciente como sendo o pontapé inicial da mudança paradigmática que resultaria na transformação do pensamento antes cartesiano, dualista. Segundo o autor, existe uma grande contradição na teoria freudiana, pois embora tenha descoberto a atividade insciente, Freud praticamente a ignorou em sua Metapsicologia, e se ateve aos pressupostos do paradigma moderno, pautado em uma epistemologia iluminista, focada no racional. Para Plastino esta contradição fundamental definiria a relação do pensamento de Winnicott com a obra Freudiana.
Livre das amarras da Metapsicologia, Winnicott vai desenvolver as descobertas fundamentais de Freud em sua experiência clinica. São as experiências clinicas que vão aproximar Winnicott da psicanalise e torna-lo discípulo de Freud. Para Winnicott a grande herança deixada por Freud é a criação do método psicanalítico enquanto modalidade especifica de