RESUMO LIVRO PAULO FREIRE
No decorrer da leitura cabe identificar os saberes referidos correspondentes á natureza da prática progressista ou conservadora, ou se ao contrário, é exigida da prática educativa independente da sua política ou ideologia. Mesmo sendo citados alguns desses saberes em trabalhos anteriores, esse entende como importante uma reflexão quando se pensa na formação docente e a prática educativo-crítica. Como exemplo, o ato de cozinhar onde se precisa ter alguns saberes, como manusear o fogão, acender o fogo, regular a chama e cuidados com a segurança, além de saber como utilizar os temperos na sua devida proporção. Isso vai preparando o novato, intensificando alguns saberes, corrigindo outros até que ele vire cozinheiro.
A reflexão crítica se torna uma exigência da relação teoria/prática, na qual a teoria pode ser deixada de lado, tendo uma dedicação maior à prática.
Para o autor, o que interessa é a discussão de alguns saberes fundamentais à prática educativo-crítica ou progressista, e que por isso, devem ser conteúdos obrigatórios na formação do docente. É importante que o formando se convença de que ensinar não é transferir conhecimento, mas possibilitar a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Ensinar e aprender andam juntos. Quando vivemos e pensamos na prática ensinar-aprender, temos que ter o cuidado de estimular no aprendiz uma curiosidade, para que a partir daí se alcance o verdadeiro conhecimento do objeto.