RESUMO LIVRO MAQUIAVEL
Em "O Príncipe", uma das suas obras, ele inicia dizendo que para conquistar um principe, muitos oferecem jóias e suas riquezas, enquanto ele so tinha a oferecer seu conhecimento suas experiências e lições aprendidas.
Para Maquiave, todos os Estados e dominios são repúblicas ou principados. Principados podem ser hereditarios, quando o individuo tem o sangue nobre a muito tempo, ou podem ser novos, que são como membros adicionados ao Estado hereditario do principe que os adquire. Para ele, quando trata-se de um principado hereditario a maneira de governo é mais facil, pois ali já está inserido uma tradição,uma linhagem de principes que so por adequar os costumes dos antepassados a epoca vivida por eles, era satisfatório, enquanto os principados novos exige um pouco mai,já que os homens colocam o individuo no Estado, com a expectativa de que esse novo senhor melhore a situação da sociedade e a mesma por crer nisso, lança mão de armas contra o senhor atual, o que certamente tende a piorar a situação mais na frente.
Na concepção de Maquiavel, os Estados conquistados e anexados a um estado antigo, podem ser da mesma provincia e dominarem a mesma lingua, ou não. No primeiro caso é facil domina-los, conservando as velhas condições e costumes, desde que a linhagem do antigo principe seja extinta. Já um territorio com linguas, costumes, e leis diferentes, o melhor a se fazer é que o conquistador se transfira e more em tal região,porque assim é possivel ver e nascer as desordens, podendo rapidamente cessa-las além de dificultar invasões ao Estado, já que os recursos ao principe ficam mais faceis, o que agrada aos suditos, levando-os a quererem ser mais eficientes no papel de servir o