Resumo Livro “Introdução a Economia”
Dez princípios da Economia A palavra Economia vem do termo grego Oikonomos. Escassez significa que a sociedade tem recursos ilimitados e, portanto, não pode produzir todos os bens e serviços que as pessoas desejam ter. Economia é o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos.
Falaremos agora sobre os Dez princípios da Economia
1) As pessoas enfrentam Tradeoffs.
Para conseguirmos algo que queremos, geralmente precisamos abrir mão de outra coisa de que gostamos. A tomada de decisão exige escolher um objetivo em detrimento de outro. Um tradeoffs que a sociedade enfrente é entre eficiência e igualdade. Eficiência significa que a sociedade esta obtendo o Maximo que pode de seus recursos escassos. Igualdade significa que os benefícios advindos desses recursos estão sendo distribuídos uniformemente entre os membros da sociedade. Reconhecer os tradeoffs em nossas vidas é importante porque as pessoas somente podem tomar boas decisões se compreendem as opções que lhe estão disponíveis.
2) O custo de alguma coisa é aquilo que você desiste para obtê-la
A tomada de decisão exige comparar os custos e benefícios de possibilidades alternativas de ação. Em muitos casos, contudo, o custo de uma ação não é tão claro quanto pode parecer à primeira vista. O custo de oportunidade de um item é aquilo de que você abre mão para obtê-lo.
3) As pessoas racionais pensam na margem
Os economistas normalmente presumem que as pessoas são racionais, fazem o melhor para alcançar seus objetivos, sistematicamente e objetivamente, conforme as oportunidades disponíveis. Os economistas usam a expressão mudanças marginais para descrever pequenos ajustes incrementais a um plano de ação existente. A pessoa racional geralmente toma decisões comparando esses benefícios marginais com custos marginais. Um tomador de decisões racional executa uma ação se, e somente se, o beneficio marginal ultrapassa o custo marginal.
4) As pessoas reagem a