Resumo Livro Gestão Estratégica de TI
O livro situa a informação como tema central na elaboração do plano estratégico dos negócios de uma empresa e discute a importância do alinhamento estratégico em conjunto com o plano estratégico da tecnologia da informação (TI) para alcançar melhores resultados para a empresa.
Neste contexto, a obra analisa a importância da TI e a sua presença no dia-a-dia, bem como nas atividades relacionadas ao trabalho e às melhorias que podem ser muito significativas, podendo aumentar, consideravelmente, as vantagens competitivas de uma empresa.
Em contrapartida, este aparato também exige atenção no que diz respeito à sua utilização inadequada, riscos de má implementação de sistemas, atenção aos processos, criação de novos produtos, inovação de processos produtivos, entre outros detalhes que o autor aprofunda a cada capítulo.
Gestão orientada a processos pode oferecer vantagens competitivas às empresas
O autor motiva a exploração do potencial estratégico da gestão de TI, que pode impactar a cadeia de valores de uma empresa de diversas formas, como no controle de riscos e na melhoria de resultados através da inovação de processos, por exemplo. Ele reforça que esta deve ser uma postura constante na atuação de gestores de qualquer área, não somente da tecnologia.
Neste sentido, o primeiro capítulo procura mostrar que a gestão orientada a processos tende a gerar vantagens competitivas à empresa e afeta não somente as atividades individuais, como também as ligações da empresa com o mercado.
A automatização de processos como os sistemas de Customer Relationship Management (CRM) é uma dessas vantagens, que permite otimizar rotinas das áreas de marketing, vendas e atendimento ao cliente (pós-venda), e pode ainda potencializar os seus resultados.
Os sistemas integrados de gestão, conhecidos como Enterprise Resource Planning (ERPs), também são fortes aliados desta gestão, pois facilitam a coordenação de atividades