Resumo Livro Gestão de TI
Stephan Drummond – Turma GE 110 – 28/out/2013
I. Gestão Estratégica da TI: histórico e estratégias básicas
Importância da TI para as várias indústrias e atividades
Richard Nolan, 1973, afirmou que computadores foram introduzidos às empresas pelo tamanho e perspectiva de crescimento das mesmas. Michael Porter e Victor Millar, 1985, Justificaram a importância da TI para qualquer indústria ou atividade afirmando que todo processo envolve um componente físico e um de processamento de informação. Alguns processos demandam mais de componentes físicos, outros, mais processamento de informação. Internet tem permitido novas ligações entre atividades. Evolução da cadeia de valor de Porter.
Crescimento histórico da importância da TI
Se dá não apenas pelo aumento da capacidade e redução de custos atrelada, mas também pelo fato de que os produtos/serviços crescentemente envolvem mais componentes eletrônicos. Há também crescente geração de dados a partir de uso de produtos/serviços. O crescimento da adoção da TI alimenta seu próprio crescimento.
A importância da TI para a orientação a processos
Independentemente de você ser ou não especialista em TI, lembrando a teoria de que todo processo tem um componente físico e um de processamento de informação, é imprescindível que o gestor se envolva com a TI. Uso de computadores para redesenhar, não apenas automatizar. Exemplo de otimização do contas a pagar da Ford que foi uma inovação proposta pelos gestores e possibilitada pela TI.
A importância da TI para a competição empresarial
Exemplo da vantagem competitiva de quase uma década pela redução de custos da Canon avinda de um software que controlava o estoque e a seleção dos componentes, entre outros exemplos (AA, United e Xerox). Na década de 90 a vantagem competitiva pela TI se tornou possível para cada vez mais e menores empresas pela internet.
As estratégias associadas a TI
IS Strategy preocupa-se com o conjunto de