Resumo Livro Física em 6 Lições
3º Ensino Médio Técnico em Informática
FÍSICA E IDEIAS
Resumo do Livro:
“Física em Seis Lições”
Jackeline Miguel, 03
Jefferson Djailton, 04
Lucas de Oliveira, 06
Lucas Gonçalves, 07
Michelle Silva, 08
São Paulo
2011
Introdução
Algumas pessoas pensam que as ciências exatas são estudos desapaixonados e não tendenciosos, mas assim como as outras ciências da humanidade, as exatas são feitas por pessoas apaixonadas e seguem tendências das personalidades de cada época.
Por duzentos anos o estilo de Newton – cientista cavalheiro, bem relacionado, religioso, calmo, metódico – foi padrão. No século XX, Einstein – cientista popular, excêntrico, descabelado, distraído, absorvido em seu trabalho – mudou a forma de fazer física. No final do século XX, Feynman – físico teórico por excelência - foi o primeiro norte-americano a ter uma posição de destaque em física.
Feynman não foi da Era Dourada que mudou o conceito de fazer física, construindo a base da Nova Física com as teorias da relatividade e mecânica quântica, mas a partir desses fundamentos ajudou a construir o andar térreo da mesma. Ficou conhecido pelo estudo do QED (quantum eletrodynamics – eletrodinâmica quântica). Em 1940, se preocupou em tornar consistente a teoria da mecânica quântica e da teoria especial da relatividade. Max Planck, em 1900, começou os estudos propondo que a luz e outras ondas se comportavam como feixes de energia (“quanta”) ao interagir com a matéria.
A personalidade de Feynman era vista na forma como interagia com a matéria. Era um teórico por excelência, tinha o dom de olhar para a natureza e traduzi-la sem auxilio de contas e experimentos, era capaz de exemplificar as leis apenas com observação. O desagradava a burocracia e regras das matérias, mas lhe agradavam os assuntos. Não era o tipo de cientista que se isolava em suas pesquisas, em seu tempo vago gostava de tocar bongô, frenquentar boates de Streep tease e