Resumo livro FREE - Cris Andersen
Free vai além da mídia. Anderson fala da redução de custos de produção de uma série de produtos e serviços permitindo determinadas indústrias a simplesmente dar de graça os produtos que oferecem. Será que isso vai acontecer? Dar de graça o produto completo e não amostras grátis será a nova propaganda?
Tirando os publicitários de Cannes e os aspirantes a criativos, ninguém se interessa por propaganda. O cidadão comum não se interessa para o que rola nos intervalos da novela. Uma vez que a propaganda e publicidade não são mais eficientes para chamar a atenção das pessoas, o que as empresas vão usar para gerar novos clientes para novos negócios? Acredito que a resposta é: conteúdo, entretenimento, diversão reflexão, sabedoria, comunidade, família e sociedade.
Esse seria o retrato ideal para quem acredita que propaganda, ou pelo menos a essência dela está morta. E só não está enterrada porque tem muitos ainda ganhando dinheiro com ela. Desde blogueiros com seus blogs questionáveis falando apenas sobre propaganda até as megas agências que faturam para manter o negócio funcionando com os grandes veículos. A sociedade do Free tem o poder para matar a propaganda, e reinventar os valores da sociedade. Na sociedade Free as pessoas terão que aprender a dar valor às coisas. As pessoas terão que aprender a escolher sozinhas sem a ajuda da propaganda. As pessoas terão que pensar sozinhas sem a ajuda do Faustão promovendo produtos que não usa. As pessoas terão que aprender a dizer não às coisas que são de