Resumo Livro Bezerra 2015
Curso: Básico Intensivo 2015
Grupo 3 – Andréia, Flávio, Jennifer, Paula e Vinícius
Livro: Uma Carta de Bezerra de Menezes
Neste trecho, Bezerra de Menezes coloca em xeque a Doutrina católica sobre O céu, o inferno, o purgatório e o demônio.
Ele cita vários pensadores, professores, poetas, cientistas, padres, médicos e diversos autores, do seu tempo e de varias épocas, são eles:
Campanella
Duhamel
Lamartine
Ballanche
Charles Fourier
De Bretonne
Frederico Schlegel
Orígenes
Saint Martin
Cyrano de Bergerac
Honore Balzac
Dupont Nemour
Plutarco
Sto Agostinho
Goethe
Emile Barrault
De Enfantin
Gandhi
André Pezzani
Camille Flammarion
Pelágio
São Jerônimo
Ele dá uma aula de conhecimento, de como conhecia muito bem as coisas, as pessoas, as escrituras e que tinha fundamento e certeza do que dizia e escrevia. Ele prova nesta carta, colocando os pensamentos e as ideias de todos eles.
Para citar tantas biografia e bibliografias, ele tinha que entender e muito de vários assuntos e temas para dar este testemunho.
Bezerra de Menezes sem dúvida nenhuma era um homem a frente do seu tempo, tanto material como espiritual, ele conhecia os mecanismos da vida, através da leitura e do seu dia a dia. Ele conhecia os elementos da sua época para descrever e escrever com tanta propriedade.
Ele desenvolve um verdadeiro tratado sobre os conhecimentos duvidosos da igreja católica.
Na verdade nós temos que entender: qual foi mesmo o propósito da carta? O porquê ele mandou a carta? E qual foi a finalidade desta carta? Ele não mandou por mandar. Teve um proposito, teve uma justificativa.
Bezerra não manda a carta para rebater, para confrontar o seu irmão e muito menos para justificar a sua conversão para a Doutrina Espírita. Ele manda a carta para esclarecer, mostrar que a nossa vida é Deus - muito mais do que aquilo que podemos enxerga na carne.
Lembrando que na sua época, a igreja católica ainda dominava uma boa parte do mundo e do Brasil.
A