Resumo livro 1808
Título do livro: 1808
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta, 2008
O livro trata de um período importante da história brasileira compreendido entre a chegada e a partida da família real portuguesa. O autor preferiu a ordem cronológica para mostrar primeiramente que Don João VI, então príncipe de Portugal, filho da rainha D. Mria I, veio em direção ao Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte. Nessa época, Portugal sofria pressões do imperador Francês para render-se ao mesmo. Com o apoio da Inglaterra, país aliado e com interesses em Portugal, o príncipe, ao invés de se entregar, decidiu fugir para o Brasil tendo em parte de sua travessia a escolta da marinha inglesa.
A chegada ao Brasil se deu em 1808 e o príncipe veio acompanhado de toda a corte portuguesa. A partir de então, profundas mudanças aconteceram no território nacional.
Ao chegar por aqui, o Dom João VI se deparou com um território virgem e escassamente povoado, quase que totalmente isolado do resto do mundo devido às políticas portuguesas de preservação de sua colônia da invasão estrangeira.
Um dos primeiros atos de Dom João VI foi abrir os portos brasileiros para o comércio com outros países. Esse ato singular foi certamente um marco história brasileira pois possibilitou ao país relacionar-se com outras nações. Ao lado desse ato, ele também autorizou a liberdade de comércio e indústria dentro do país. Com esses atos, punha-se fim a era colonial brasileira.
O livro também mostra o dia a dia da corte no Brasil, mostrando como a mesma era perdulária e mesquinha. Descreve com detalhes a rainha D. Maria I, tratada com propriedade de a “Rainha Louca”. Trata da sociedade escravocrata e das pressões para a libertação dos escravos e contrárias. Descreve as várias revoluções que o príncipe, que se tornou rei após a morte de sua mãe, teve de enfrentar como a dos comerciantes da província de Pernambuco.
Ao ler o livro, fica clara a importância do período narrado pelo autor na história