Resumo livro 'senhorinha barbosa lopes"
SENHORINHA BARBOSA LOPES
ELAINE CLAUDIA BARBOSA WEIS DA SILVA- RA 1082585
ARTES – EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
INTRODUÇÃO
O livro “Senhorinha Barbosa Lopes” é de Samuel Xavier Medeiros, que conta uma história da resistência feminina na Guerra do Paraguai.
È um livro com uma linguagem fácil. Narra com detalhes à vida dessa mulher, horrores que passou durante a guerra.
Uma proposta literária para conhecer a história do Mato grosso do Sul.
SENHORINHA BARBOSA LOPES
Esse livro conta a historia de vida de uma famosa fazendeira, Dona senhorinha, sendo possível pelos achados de manuscritos de uma freira que vivia em Bela vista.
Em uma tentativa de bisbilhotar o passado familiar, a procura de vestígios dos antecedentes do escritor, imaginou que pudesse encontrar algo de concreto nas igrejas, pois poderiam ter sidos católicos.
Então saiu em busca dessas igrejas, logo que deixou o asfalto, surgiu um homem que conduzia um cavalo pelo cabresto que indicou a Igreja de Pedra. Mas nada encontrou de seus familiares e talvez teria que obter maior informações em outras cidades, como Nioaque e Aquidauana.
Portanto, encontrou um relato da Freira Maria Tomé, redentorista, contando a história de vida de Dona Senhorinha Barbosa Lopes. Personagem que já conhecia superficialmente como mulher de Guia Lopes, da retirada da laguna, narrada no livro de Visconde de Taunay,
Então convenceu o padre deixar levar os materiais encontrados para casa. Um material rico em informações, manuscritos, quase que se acabando no meio das traças.
Nos textos, ela pouco falava de si própria. Percebe que sentia a necessidade de escrever para exercitar o gosto literário, alem de professora era uma mulher culta. Foi em baseamento na guerra do Paraguai, isso tudo está narrada na memória que segue.
Inicia identificando-se dizendo que os trabalhos que ocupam e dos quais se agrada, também procurava a exercitar outra pratica Cristã, a visitação domiciliar, oportunidade de solidarizar