resumo livreiro do alemão
Otávio Júnior é um sobrevivente que ensinou muita gente a perceber que na favela sempre há esperança e nesse pequeno livro, ele relata como o mundo literário interferiu em sua vida de forma bastante positiva. Como sua iniciação pelo gosto de ler mudou sua história e como a vida dentro de uma comunidade desfavorecia o convívio com os livros (seu 1º livro foi descoberto no lixo).
As brincadeiras e particularidades geradas pela necessidade, a aventura que era correr atrás de outras aventuras expostas em palavra escrita são contadas como forma de um diário explícito e seguro de toda sua realidade. Otávio vai nos conduzindo por situações em que viveu e presenciou durante todo o trajeto até ser conhecido mundialmente como um agente responsável na contrução de um projeto transformador.
O autor vai apresentando sua história, desde o começo de seu interesse pela literatura, as dificuldades que encontrou para começar a trilhar seu futuro, esclarecendo a luta cotidiana contra a revolta que o caminho sem volta do tráfico destruia conhecidos e o descaso à educação, até conseguir atingir sua meta de consolidar um empreendimento capaz de atingir o cidadão e fazer com que a leitura possa estar inserida na cultura que o cerca.
Otávio percorreu um caminho inverso ao de alguns amigos durante a infância e até largou o futebol quando teve a chance de se engajar mais no processo da arte. Fez vários cursos que julgou fundamental para alcançar o que desejava. Se envolveu com pessoas que lhe transmitiam conhecimento ou que poderiam agregar valores, batalhou histórias para contar e escrever e esse livro serve muito bem