Resumo Linha de Corte
Linha de Corte
SALVADOR/BA
2014
Linha de Corte
Trata-se de um documentário onde mostra a realidade do dia- dia dos cortadores de cana da zona rural de Ouro Preto- MG, resumido em um tempo de 30 minutos.
O documentário relata as dificuldades enfrentadas pelos cortadores de cana em seu local de trabalho, onde há falta de EPI adequado, a ausência da qualidade de vida desses trabalhadores e como funciona a remuneração deste trabalho. Logo de inicio conta a História de um dos trabalhadores mais jovens, com boa saúde, bem disposto que veio a falecer após 3 anos de atividade no canavial, pois devido ao seu esforço durante esse tempo ele passou a ser um trabalhador desanimado, magro, onde veio á ficar doente que levou a sua morte. Ocorreram outras histórias de trabalhadores que praticavam maratonas no canavial, onde eles realizavam 13.500 golpes de facão que equivale á 3mil flexões de tronco durante uma jornada de 8horas de trabalho por dia para ter uma maior produção e ter uma recompensa melhor no final do mês.
Ocorre um desgaste físico e mental desses trabalhadores durante toda essa jornada de trabalho. Aonde pode vim a adquirir uma desidratação devida a exposição ao sol por muito tempo, fortes dores em todo corpo e até mesmo problemas respiratórios, fazendo com que cada um deles venha a apresentar problemas de saúde mais cedo. Problemas na coluna vertebral são o mais apresentado devido à postura no trabalho e a movimentos repetitivos. Os trabalhadores vêm se apresentando cada vez mais exaustos, desmotivados e ainda sim se esforçam o máximo para ganhar uma remuneração que venha a suprir suas necessidades.
É muito comum na cidade de Ouro Preto, aparecerem denuncia de mortes dos trabalhadores rurais, por conta desse descaso. Deve-se ter uma atenção muito maior com a falta de equipamentos adequados, planejar uma boa organização com refeitório, transporte adequados e criar uma vigilância