Resumo kimball
KIMBALL
CAP. 3
Exploração dos dados internos da organização
Este capítulo falará sobre os tipos de dados internos que a organização rotineiramente coleta e como essas informações ajudam no processo de tomada de decisão de mkt. As empresas modernas sabem do valor dos seus dados internos- são informações coletadas pela empresa na sua base regular como parte da rotina das atividades no negócio.
Os dados internos têm importância tática e estratégica. Todos os tipos de empresas estão percebendo os benefícios da aplicação da tecnologia da informação para diversas atividades desde o controle da qualidade a contenção de custos. Elas podem ser usadas para melhorar a tomada de decisão de mkt.
Utilizando o método de análise de cadeia de valor de Porter, descrito no cap. 2, há 5 categorias de dados internos:
- dados logísticos internos;
- dados de produção e operação;
- dados logísticos externos;
- dados de vendas e mkt;
- dados de serviços aos clientes
O tipo de dado coletado depende da organização e dos procedimentos de coleta de dados.
Dados logísticos internos:
Esses dados referem- se a como as empresas obtém as necessidades de recursos do ambiente e dos fornecedores. Alguns exemplos desses dados: informações dos fornecedores, dados sobre o custo interno de estocagem, os contratos entre a empresa e os fornecedores, registros do controle de qualidade, etc.
Há 3 tipos de sistemas de dados internos:
- sistema de compras e contas a pagar;
- sistema de recebimento;
- sistema de matéria- prima e estoque de peças;
- Sistema de compras e contas a pagar; envolve os procedimentos de decisão de compra, de verificação de produtos e serviços recebidos e os pagamentos destes. Para todas essas atividades há procedimentos e registros formais para documentá-las. Isto é feito para assegurar a qualidade e prevenir ineficiências e fraudes.
As informações obtidas pelo sistema de compras e contas a pagar auxiliam o administrador de