RESUMO KASPAR HAUSE IMPRIMIR
518 palavras
3 páginas
O filme conta a história de Kaspar Hause, um individuo que surge, não se sabe de onde, na Alemanha, no início do século XIX, foi privado do convívio social. A partir daí sua triste trajetória nos aponta muitos resultados obtidos por sua privação cultural, pelo não desenvolvimento de sua linguagem. O fato de ter vivido muito isolado de outras pessoas trouxe graves conseqüências em sua formação como individuo.O filme trata da importância da socialização do ser humano, pois é fundamental compreendermos que é por meio das relações interpessoais que o sujeito vai se apropriando de conhecimento sobre o mundo em que vive, e vai sendo sujeito desse mundo. A ação prática de cada sujeito sobre o mundo lhe permite por meio de situações mediadas pela cultura, se tornar construtor do conhecimento produzido coletivamente dando o sentido. Observei que isso não acontecia com Kaspar pois não conseguia compreender , tudo lhe parecia estranho não atribuía significado às coisas mesmo tendo adquirido a linguagem.Ele se sentia diferente dos outros, pois a sociedade daquela época achava que ele não correspondia aos padrões de comportamento esperados como normais.
No nosso dia a dia, as coisas funcionam exatamente iguais, quando temos comportamentos diferentes, na maneira de vestir, no jeito de falar de se relacionar, somos motivo de zombaria e passamos a ser excluídos na sociedade.
Acredito que as pessoas não possam ser vistas como algo diferente só porque não adquiriram conhecimentos ao longo da vida, pois não significa que não usar a linguagem. Viver em sociedade é antes de tudo partilhar costumes e crenças, além de preservar características de seu povo e região.
O que o filme tenta fazer, obviamente, é retratar a necessidade do convívio social para o ser humano. Confirmando os pensamentos modernos sobre a relação do homem com a sociedade, seu desenvolvimento se dá a partir dos costumes e aprendizagem que possui com os demais, atendendo a significados típicos de sua sociedade e