resumo kanban
A implantação do Kanban e do Just in time JIT são técnicas produzidas por japoneses que tem como objetivo planejar a produção, auxiliando no controle de estoque. Essas atividades são necessárias para a previsão de compras, recebimentos e armazenamentos dos materiais. Com a administração de materiais é possível garantir a existência contínua de um estoque organizado. A administração de materiais é responsável pelo planejamento dos materiais, pelo controle de fluxo de materiais e pela movimentação dos itens em sua entrada e saída.
DESENVOLVIMENTO
O Kanban é um termo de origem japonesa que significa “cartão” sua metodologia é utilizada no desenvolvimento ágil de software. O cartão Kanban contém um código alfanumérico que identifica o item ou a quantidade a ser produzida em um posto de trabalho, podendo conter ou não um código de barras que faz a interface com o sistema de informação. O Kanban é um sistema que controla harmonicamente as quantidades produzidas em todas as fases dos processos de manufatura, da programação e acompanhamento da produção JIT, que procura trabalhar com lotes cada vez menores e com maior frequência de abastecimento da linha de produção, visando à redução gradativa no tamanho dos contêineres até que se chegue a um limite ideal de lote, de tamanho unitário, estimulando a produtividade e eliminando estoques ociosos, otimizando assim seu processo de desenvolvimento. O sistema do Kanban deve obrigatoriamente pertencer a um sistema de manufatura puxada como o JIT
A palavra Just in time (JIT) significa “no momento certo”. O Just in time é uma filosofia de manufatura desenvolvida pelos japoneses que representa uma eficiência de produção, conhecida também como filosofia Toyota. É um sistema de administração da produção ao qual é responsável pela organização que determina que nada deva ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata.
A proposta do Just in time é obter lucro com a atividade de manufatura, através