Resumo jornada geológica NatGeo

572 palavras 3 páginas
Instituto Metodista Izabela Hendrix

Trabalho de Geologia Geral
Resumo do documentário Jornada Geológica

Jornanda Geológica

O documentário é composto de 4 partes e, nele, o geólogo Nick Eyles viaja pelo mundo através de lugares que explicam a formação geológia da terra e se debruçando principalmente sobre a teoria das placas tectônicas.
No primeiro episódio ele vai até a Islândia, país situado sobre duas placas tectônicas em divergência, a da América do Norte e a Europeia. Essas placas se separam lentamente criando uma fenda por onde o magma sobe a superfície. O vídeo mostra importância da região, que tem formação geológica recente, para os cientistas que estudam a formação da terra. Também vemos como os Islandeses aproveitam a energia térmica do magma para gerar energia elétrica. Na segunda parte desse vídeo vemos a formação dos Alpes europeus que são, na verdade, parte da placa Africana que se eleva sobre a placa europeia, sendo a Matterhorn um pico europeu composto por rocha Africana.
No segundo episódio o geólogo vai até a África mostrar que a placa Africana está se dividindo. A placa está amolecendo devido ao magma localizado abaixo dela, assim uma fenda vai se abrindo devido a uma depressão central do solo que é circundada por uma elevação. Essa depressão está abaixo do nível do mar e somente os vulcões impedem que ela seja alagada, daqui a 10 ou 20 milhões de anos essa área deve estar alagada e um novo oceano vai se formar.
No terceiro episódio é mostrado o ciclo da formação dos continentes. Os sedimentos trazidos pela gravidade, pela água e pelos ventos dos altos das montanhas chegam ao mar formando novas rochas que são empurradas para baixo ou para cima quando se chocam com outra placa tectônica, assim o ciclo é fechado. O geólogo ilustra esse ciclo mostrando a erosão do Himalaia que leva sedimentos através de seus rios, principalmente o Ganges, até o litoral na Baía de Bengala. Esses sedimentos são

Relacionados