Resumo Janes
SÃO MIGUEL DO OESTE-SC
Curso: Pedagogia - Modalidade Licenciatura – 5ª Fase
Componente Curricular: Psicologia da Educação I
Professor: Janes Terezinha c. kohnlein
Acadêmico(s): Ana Paula Felicetti, Francineidi Cadore Naidk PSICOLOGIA SOCIAL E SOCIO-INTERACIONISMO
O sócio-interacionismo é uma teoria de aprendizagem cujo foco está na interação. Segundo esta teoria, a aprendizagem dá-se em contextos históricos, sociais e culturais e a formação de conceitos científicos dá-se a partir de conceitos quotidianos. Para o filosofo Vygotsky o sociointeracionismo é o funcionamento psicológico, que se estrutura a partir das relações sociais estabelecidas entre o indivíduo e o mundo. Vygotsky defende o papel do adulto frente o desenvolvimento infantil da criança.
A psicologia social surgiu no século XX como uma área da ciência que estuda a interação social, modo como as pessoas se influenciam e se relacionam umas com as outras. A psicologia social concentra-se menos nas diferenças individuais e mais na maneira como as pessoas em geral se consideram e afetam umas as outras. A interação social, a interdependência entre os indivíduos, o encontro social são os objetos investigados por essa área da psicologia. a psicologia social aborda vários conceitos, nos quais destacam-se: a percepção social; a comunicação; as atitudes; a mudança de atitudes; o processo de socialização; os grupos sociais e os papéis sociais.
Percepção Social: É a forma como percebemos um ao outro. e percebemos não só a presença do outro, mas o conjunto de características que ele apresenta, o que nos possibilita “ter uma impressão” dele.
Comunicação: A comunicação é constituída por códigos verbais, se utiliza também de expressões de rosto, gestos, movimentos, desenhos e sinais. a comunicação ocorre quando percebemos uma condição de encontro, onde ocorre a codificação e a decodificação.
Atitudes: A partir da percepção do meio social e dos