RESUMO - INTRODUÇÃO À NUTRIÇÃO
No início, o principal problema estudado pelos profissionais da área era a desnutrição, que se mostrava forte na então conjuntura. Porém, grandes alterações foram observadas no comportamento humano ao passar do tempo: sedentarismo, consumo desenfreado de comidas industrializadas e fast foods são os principais causadores da obesidade no século XXI, fato que deu uma nova perspectiva aos estudos dos alimentos.
Para o início ao estudo da Nutrição, é necessário o esclarecimento e definição de certos termos amplamente usados:
Nutrição: estudo dos alimentos e todo o processo de digestão e assimilação de nutrientes no organismo.
Alimentos: todo produto de origem animal, vegetal ou sintético que fornece energia ao organismo. São essencialmente compostos de nutrientes.
Nutrientes: elementos necessàrios para a manutenção vital do corpo. Possibilitam o perfeito fucionamento do mesmo. São classificados em micronutrientes (vitaminas e minerais. Não fornecem energia ao corpo, porém essenciais) e macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios), que são compostos maiores, portanto precisam ser "quebrados" pelo organismo para melhor absorção. Esse processo de degradação dos macronutrientes fornece energia ao corpo por meio de um processo complexo chamado metabolismo.
Metabolismo: conjunto de processos bioquímicos responsàveis pela síntese e quebra dos nutrientes na célula. Divide-se em Anabolismo (síntese de compostos grandes a partir de unidades menores, como ocorre na formação de proteína pelos aminoácidos) e Catabolismo (degradação de compostos grandes em suas unidades menores, como a quebra da proteína em aminoácidos). O primeiro processo necessita de