Resumo introdução a mecânica dos fluidos
1. O que é um fluido
É uma substância que se deforma continuamente sob a aplicação de uma tensão de cisalhamento, não importa quão pequena ela seja.
Os fluidos podem ser líquidos ou gasosos.
Fazendo um experimento de uma substância que é um fluido e uma que não é, um fluido quando colocado a uma força de cisalhamento, ele se deforma continuamente enquanto um sólido, por exemplo, não é um fluido porque quando colocado a uma força de cisalhamento, a deformação é proporcional a tensão de cisalhamento e não é contínuo.
2. Escopo da mecânica dos fluidos
A mecânica dos fluidos é importante na aplicação dos meios de transporte como, por exemplo, aeronaves para voos subsônico e supersônico, aircrafts, navios, submarinos e automóveis. Hoje é comum estudos de modelos para determinar as forças aerodinâmicas atuando sobre edifícios e estruturas e os campos de escoamento em torno deles. Isto inclui o estudo de arranha-céus, estádios, chaminés e grandes shoppings.
As máquinas de fluxo também requer conhecimento de mecânica dos fluidos. A lubrificação é umas aplicação importante para mecânica dos fluidos. O sistema circulatório do corpo humano é um sistema fluido. O “efeito” e a trajetória curva das bolas de golfe podem ser explicadas pela mecânica dos fluidos.
3. Equações básicas
As leis báscias para a aplicação de fludos são:
- A conservação da massa
- A segunda lei do movimento de Newton
- O princípio da quantidade de movimento angular
- A primeira lei da termodinâmica angular
- A segunda lei da termodinâmica angular
A equação do gás ideal:
Onde “p” é a pressão do gás ideal, “ é a massa específica, “R” é a constante do gás e “T” é a temperatura do gás.
4. Sistema e Volume de Controle
Um sistema é uma quantidade de massa fixa e identificável; o sistema é separado do ambiente pelas suas fronteiras. As fronteiras do sistema podem ser fixas ou móveis; contudo, nenhuma massa cruza essas fronteiras.
No pistão-cilindro da termodinâmica, o gás