RESUMO INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO
Professora: Jorgina
Alunos (as):
Celi
Cristiane
Fabiano
Marta
Rodrigo
Sileao
Vitor
SINTESE CAPITULO 5
3.3 - A ORGANIZAÇÃO DA AULA EXPOSITIVA
A aula expositiva é técnica ou expediente tradicional (cartesiana) da pratica pedagógica.
A exposição clássica exigia um professor com bom domínio de conteúdo e com habilidade de expressão convincente, esta exigência permanece ate hoje.
O professor tradicional era exigente consigo mesmo e com os alunos, preocupava-se em explicar bem a matéria, fazia sua parte, mas responsabilizava o aluno pelo estudo do que lhe era ensinado.
A aula técnica com exposição clara se manteve, não foi extinta, mais adaptado.
3.3.2 – A HERANÇA DESPREZADA Na aula expositiva o professor era o foco, o centro das atenções, durante muito tempo este modelo de aula foi o único método empregado em sala, o aluno permanecia em silêncio, não podia questionar, e o que o professor falava era uma verdade inquestionável.
Na aula expositiva contemporânea o professor expõe o assunto, os alunos fazem anotações que o ajudam na compreensão, podendo também auxiliar no desenvolvimento da habilidade de pensar.
3.3.3 DELINEAMENTO DA AULA EXPOSITIVATRADICIONAL OU HERBATIANA
É a técnica ou expediente tradicional da pratica pedagógica e sofreu alterações para se adequar as exigências contemporâneas.
O expositor não terá êxito, se não conhecer com profundidade o tema sobre o qual falará. Deve ter domínio do idioma, expor o conteúdo com clareza, fazer associações entre os saberes antigos e as informações novas.
Conduzir a reflexão na aula expositiva contemporânea onde o aluno se se torna o sujeito ativo, dialógico, participante e influente nos resultados da exposição. Cabe-lhe o trabalho de elaborar a sistematização do conteúdo exposto.
3.3.4 DELINEAMENTO DA AULA EXPOSITIVA CONTEMPAORÂNEA
Com o passar do tempo a maneira de ensinar foi