Resumo Introdução a economia 16 e 17
3ª PREPARAÇÃO PRÉVIA MICROECONOMIA II
Resumo Capitulos 16 e 17 do livro "Introdução á economia" Mankiw
Professor:
Antônio Carlos de Oliveira
Nome:
_______________________
Uberlâdia
2015
Capítulo 16
Os oligopolistas maximizam seu lucro total formando um cartel e agindo como se fossem um monopolista. Mas, se os oligopolistas tomam individualmente suas decisões sobre os niveis de produçao, o resultado é uma quantidade maior e um preço menor do que os do resultado monoplista. quanto maior um numero de empresas de um oligopolio, mais proximo dos niveis competitivos ficam a quantidade e o preço.
O dilema dos prisioneiros demonstra que o intresse proprio pode impedir que as pessoas mantenham a cooperaçao, ainda que ele seja de seu interesse. A lógica do dilema dos prisioneiros aplica-se a muitas situações, incluindo a corrida armamentista, a publicidade, os problemas de recursos comuns e os oligopolios.
Os forumuladores de politicas usam a legislação antitruste para impedir que os oligopolios se comportem de uma maneira que reduza a competição. A aplicação dessas leis pode ser controvertida, porque alguns comportamentos que parecem reduzir a competição podem, na verdade, ter finalidades empresariais legítimas.
Capítulo 17
Um mercado monopolisticamente competitivo é caracterizado por tres atributos : muitas empresas, produtos diferenciados e livre entrada.
O equilíbrio em um mercado monopolisticamente competitivo difere do existente em um mercado perfeitamente competitivo de duas maneiras correlatas. Primeiro, cada empresa em um mercado de competição monopolistica tem capacidade osiosa. Ou seja, ela opera na parte descendente da curva de custo total médio. Segundo, cada uma cobra preço superior ao custo marginal.
A competição monopolística não tem todas as propriedades desejáveis da competição perfeita. Há o peso morto do monopólio, causado pelo markup do preço acima do custo marginal. Além disso, o numero de empresas pode ser muito grande ou