Resumo Introdu o economia
INTRODUÇÃO A ECONOMIA A teoria e método de investigação científica pode ser entendido como teoria, um conjunto de idéias sobre uma determinada realidade, ou seja, não se deve ignorar que toda a teoria tem um caráter ideológico, ou seja, pertence a certo grupo, e atrelado a isso, certos interesses, já o conceito de definições diz algo relevante ao significado dos termos , e argumentos são às condições nas quais cada teoria se sustenta.
Modelos são as formas que estas teorias e seus componentes são apresentados em determinada ocasião.
Os modelos científicos, são caracterizados pelo raciocínio lógico e são classificados em:
Indutivo: ou seja, aquele que aprendido no dia a dia, ou Dedutivo: Métodos que parte do todo para explicar o individual.
Natureza da investigação na ciência econômica
Conforme apresentado anteriormente a investigação científica consiste em relacionar questões formuladas sobre o comportamento dos fenômenos e a sua evidência empírica. Na verdade, existe uma preocupação constante na formulação das leis que governam o comportamento dos fenômenos.
A investigação cientifica no campo da Economia procura testar pela evidencia a estabilidade do comportamento humano, segundo uma hipótese formulada. Isso devido à “lei dos grandes números”, ou seja, quanto maior o número de casos favoráveis, em relação ao total dos casos possíveis de ocorrer, tanto maior será a probabilidade da tendência geral do comportamento da coletividade.
Assim sendo, o comportamento humano apresenta um caráter estável pela simples determinação da maior chance associada à tendência das ações da maioria das pessoas da coletividade que se está estudando.
Concepções e definições sobre ciência econômica
O marco inicial da etapa científica da Teoria Econômica coincidiu com os grandes avanços da técnica e das ciências físicas e biológicas, nos séculos XVIII e XIX. Os problemas de natureza econômica eram expostos numa terminologia