Resumo inteco - aula 1
Custo de oportunidade.
Implica-se na analise dos sacríficios, mensurando, considerando os custos. O custo de oportunidade se atribui meramente à analise da perda em uma escolha.
Decisão na margem.
Decisões e Incentivos Agentes econômicos respondem a incentivos. Eles são sempre racionais , procuram maximizar seus beneficios, se os incentivos economicos mudam, as escolhas e os comportamentos dos agentes podem mudar.
Especialização na produção e trocas. A especialização das atividades perminte que a pessoa que produz pães, trabalhes em tempo integral senso padeiro e aquele que produz sapatos seja sapateiro, por assim vai. As pessoas podem trocar o excedente de suas produções por outros bens. Para isso, colocam o excedente no mercado, utilizando o dinheiro como meio de troca.
Trocas e Mercados. Livre Mercado implica livre iniciativa e competição. Assim, os indivíduos não podem praticar preços acima do preço justo, pois a concorrencia o chutaria do mercado. Da mesma forma, pela livre iniciativa e o comporamento maximizador, os individuos buscarão sempes melhores formas de produzir, reduzindo custos e preços. Quem não acompanha o grau de tecnissidade do mercado é chutado pela força do processo de evolução.
Falhas de mercado e funções econômicas do governo - Externalidades Efeitos em toda a sociedade, chamados de externalidades. Oligopólio - mercado organizado de forma não competitiva, onde o mercado é dominado por poucas empresas. ( o preço normalmente é maior do que o preço de mercado competitivo, o que resulta em politicas aplicadas pelo governo.