Resumo INPE
O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é uma instituição governamental criada em 1971, no mesmo ano de criação da COBAE (Comissão Brasileira de Atividades Espaciais). Responsável principalmente pela área meteorológica, hoje é uma das principais organizações sobre o tema no mundo; com parcerias com a China, vários satélites em orbita, alguns deles totalmente brasileiros; a grande maioria dos países utilizam dados dos satélites brasileiros, inclusive os Estados Unidos da América.
Hoje também é reconhecido por possuir o sistema mais avançado do mundo para detecção e estudo de queimadas, com áreas controladas para queimadas com embasamento científico para aprimoramento das tecnologias e criação de novas técnicas de medição, controle e combate aos incêndios.
Além de ser uma instituição de pesquisas e serviços, também são oferecidos cursos de pós-graduação, sendo reconhecida como uma das melhores instituições de curso para pós-graduação de toda América do Sul.
Missão, Visão e Valores
O INPE tem como principal missão Produzir ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre e oferecer produtos e serviços singulares em benefício do Brasil. Sempre almejando Ser referência nacional e internacional nas áreas espacial e do ambiente terrestre pela geração de conhecimento e pelo atendimento e antecipação das demandas de desenvolvimento e de qualidade de vida da sociedade brasileira. Segundo fontes da própria organização e com base nos princípios de ética, transparência e integridade, o INPE defende, preserva e promove um conjunto de valores que orientam continuamente suas estratégias e ações:
-
Excelência:
eficácia, eficiência, efetividade, qualidade e pioneirismo na execução de suas atividades.
-
Pluralidade: respeito à diversidade de ideias e opiniões e estímulo à criatividade em harmonia com a missão institucional.
-
Cooperação: valorização das alianças institucionais para