Resumo história geral
Sistema feudal fortalecido pelo enfraquecimento do poder do rei. A relação era de proteção, de suserano para vassalo. O senhor feudal administra feudos, pode declarar guerras, e cobra impostos.
Vilões: trabalhava para os senhores, mas detinham liberdade.
Vendas de cargos na igreja: Indulgências.
Primeiras universidades da Europa: advindas da Igreja; a Igreja Católica representava uma potência de poder; disseminava educação e cultura.
Sacro Império: Até então, o reino germânico era muito fragmentado. Com o Sacro Império, a tentativa é da igreja de unificar o território, a igreja quer reconquistar o poder da instituição religiosa, pois se sentem ameaçada com os Imperadores.
Papa Gregório Sétimo excomunga o imperador Henrique Quarto, retirando-lhe o poder que havia recebido de suas próprias mãos.
Concordata de Wors: Papa e Imperador reconhecem suas independências.
Papas se voltam á assuntos internacionais.
Início das cruzadas: Expedições organizadas por papas para conquistar a terra santa, a Palestina. Papa Urbano II organizou a primeira expedição rumo á Palestina, composta por camponeses armados de paus e facas, foi dizimada pelos turcos. A segunda cruzada foi comandada por Conrado terceiro e Luís sétimo, que foram derrotados em Damasco.
Sobre as cruzadas: expedições de caráter militar e religioso, comandas e patrocinadas pela igreja através do papado e pelos reis. “Contra-ofensiva” cristã á expansão do Islamismo. Motivações: conquista da terra santa, retirar a Palestina da mão dos infiéis (vergonha católica o fato de o berço do cristianismo estar nas mãos dos islãs), busca pela “salvação eterna” de suas almas. Busca de novas terras para a nobreza, estabelecimento de contatos comerciais, válvula de escape para diminuir pressão demográfica, busca de novas terras para a Nobreza Feudal. As cruzadas possibilitaram a reabertura do mar mediterrâneo.
Cruzadas: ruínas do sistema feudal. Após o contato com a Europa, o